Torneio Onfire tiro esportivo

Desde a última terça-feira, dia 8 de dezembro, o CMTE (Centro Militar de Tiro Esportivo), no Rio de Janeiro, recebe a 51ª edição do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. O evento marca uma data muito representativa do esporte brasileiro. Em 2020 completam-se 100 anos das primeiras medalhas do país em Jogos Olímpicos, com destaque para o ouro conquistado pelo Tenente Coronel Guilherme Paraense, o brasileiro a chegar no lugar mais alto do pódio pela primeira vez com a conquista na Pistola de 30m. E para homenagear essa data, a competição realiza até este domingo, dia 13, uma prova comemorativa, para simular as condições dos jogos realizados na Antuérpia, em 1920. O que tem sido um verdadeiro sucesso entre os atletas presentes.

Neste sábado, dia 12, penúltimo dia de competição, o CMTE recebeu o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para inaugurar o busto oficial de Guilherme Paraense e prestigiar a realização da prova comemorativa. O Ministro e as demais autoridades participaram de uma exibição simbólica, utilizando réplicas das armas usadas por Paraense na famosa conquista. No domingo, ao fim da prova, serão entregues pela Taurus, empresa responsável pela fabricação, réplicas das armas aos dez primeiros colocados, além da premiação normal aos três melhores.

Sucesso da prova comemorativa faz CBTE cogitar incluí-la no calendário oficial
Com a repercussão extremamente positiva da prova, que contou com a ilustre presença do Ginga, mascote do Time Brasil, para animar a galera, a CBTE (Confederação Brasileiro de Tiro Esportivo) tem a intenção de incorporar ao calendário de competições a pistola de 30m, já extinta do programa olímpico.